Toda a revolução é sua!

Buscando mais conhecimento de poetas e poesia, me dou de cara com uma frase do Paulo Leminski, quando ele se referia especialmente a dois grandes poetas mundiais: (Maikovski e Whitman) “Toda revolução digna deste nome produz seu grande poeta”.
Ele, Leminski, também um revolucionário, é claro. Poeta paranaense, desde cedo mostrava aos seus pais a precoce e rara inteligência. Dono de um talento invejável para a arte do HAI CAI, trazendo a inspiração de situações mais prosaicas do cotidiano, foi pródigo em produção do gênero. Também se tornou letrista, cantado por grandes nomes da música popular brasileira, como Caetano Veloso.
Dito isso, volto à frase, porque dela tirei uma inspiração para falar e incentivar o que acredito ser a mais importante de todas as revoluções: Aquela que nos propomos a fazer quase que diariamente. Alguns dias, mais aflorada. Noutros dias, mais adormecida. No nosso íntimo, todos os dias revolucionamos. E nem venham me dizer que não, pois caso contrário não sobreviveríamos.
São sim, coisas do cotidiano que precisam ser resolvidas: o que vamos almoçar hoje? Que roupa visto? Como trato este assunto com meu filho? Com minha mãe? Com meu parceiro/parceira? Como respondo ao amigo? Como encaro minha tolerância/intolerância? Só para ficar no básico do básico.
Nem chegamos ainda a olhar para o pobre do “eu” mais profundo. Aquele que dá suporte a tudo isso. Por enquanto, estamos praticamente falando do viver para o “fora”. Mas em revolução ou no mínimo ebulição.
Doido isso? Complicado, não é?
Então simplifique!
Larga tudo, dignifique a revolução exigida diariamente e leia POESIA. Se puder escreva Poesia! Viva poesia!
E viva você!
18/09/2020

by MLK

Exibições: 22

Responder esta

Editora Casa da Poesia

Chegou o

Volume 12 da Antologia 

Volume 9 da Antologia

Volume 8 da Antologia

Volume 7 

VOLUME 6