Já tomou cafezinho hoje?

Fiz pedido ao supermercado para entrega em casa. Tempos de pandemia.
À porta do apartamento, o entregador, muito simpático e prestativo, me entrega as embalagens, uma a uma. Coloco-as na cozinha para a devida higienização, como pede o protocolo atual. Em seguida me ponho a guardar os ítens.
Dentre eles, o pacote de café. Está fechado a vácuo. Com a minha tesoura de cozinha corto a embalagem e ela libera o cheiro inconfundível que guardou sabe-se lá há quanto tempo, generosamente, para este momento. O cheiro do café, Ah! O cheiro de café! Tenho um pote hermético para guardar o café que uso todo o dia. Guardei-o.
Rapidamente começo a desenhar na minha mente imaginativa o caminho deste café.
A embalagem que abri, que o rapaz entregou na minha porta, que comprei no mercado, que foi encomendado, comprado pelo proprietário do estabelecimento para seu estoque, e, então, distribuído ao consumidor final. Até aí por quantas mãos teria passado, até chegar ao meu perfumado efêmero momento?
Bem antes disso ele foi colhido. Ele foi moído. Foi embalado. Quantas mãos? Abençoadas mãos.
Antes ele foi plantado. Mãos que cultivam a terra.
A terra, generosa mãe-terra. Incansável mãe terra que oferece o berço ao fruto. O fruto que se desdobra em planta e, outra vez fruto.
Que imensa jornada para o meu fugaz prazer de cheirar o café desembalado.
Amanhã cedinho passo um café fresquinho. O cheiro se espalhará pela casa. Eu tomarei o primeiro gole do dia, lembrando que estarei vivenciando mais um milagre de amanhecer.
O perfume do café me lembrará da terra e de todos que colocaram o trabalho de suas mãos na prodigalidade de me entregar o prazer do café.
Ajoelho e agradeço, mesmo que em intenção.
Viva! Vamos saborear o café do dia?

By MLK 11/09/2020

Exibições: 51

Responder esta

Respostas a este tópico

Quanta sutileza saudosista, em seu belo texto.

Responder à discussão

RSS

Editora Casa da Poesia

Chegou o

Volume 12 da Antologia 

Volume 9 da Antologia

Volume 8 da Antologia

Volume 7 

VOLUME 6 

PARCEIROS

ALB/SP

</