ANJO DA GUARDA DOS LIVROS
“Anjos aparecem na nossa vida. Quase sempre travestidos de pais, filhos, parentes, irmãos e amigos”...Oraculo Flor de Abraço, by MLK
Dia do Livro. Todos os dias é dia de livro. Certo que nossa vida é menos solitária quando temos a companhia da leitura.
Como despertamos a vontade e o gosto pela leitura? Há discussões e dicas importantes por todo lado.
Prefiro dizer que são sopros internos que aparecem através de “anjos”. Visíveis ou não.
Hoje quero registrar minha gratidão ao meu ANJO DA GUARDA DOS LIVROS.
Ele entrou na nossa família por puro amor. Enamorou-se de minha tia (materna). Reza a lenda que apaixonadamente, na década de 60. Aliás, fui daminha no casamento. Não lembro, mas tem fotos em preto e branco. Um homem letrado meu tio. Foi estudar na capital e voltou para o interior formado no “clássico”. Leitor desde sempre e até hoje. Bem informado, lê jornais diariamente, livros e relê seguidamente passagens da bíblia sagrada, sem que em algum momento o tenha visto catequizar alguém. Respeito.
Nosso universo de pequenos agricultores do interior do Rio grande do Sul não era farto em livros e leituras. Lembro entretanto, que sua biblioteca me encantava desde sempre. Olhava para aqueles “armários” envidraçados e me quedava cheia de curiosidade. Não bastasse isso, quando tinha oportunidade de pernoitar na casa dos tios, amava escutar músicas clássicas que ele ouvia tarde da noite, abraçado ao seu radio de pilhas em alguma programa noturno que acessava.
Por isso, penso por vezes, que nossos anjos se comunicaram. Ele, meu anjo sem asas me apresentou então o romance Inocência, de Visconde de Taunay. Amor à primeira vista, pois até então lia apenas os textos nos livros escolares. Estava aí selada minha sina de leitora e escritora.
Hoje, minha gratidão a este tio. Ele tem 87 anos. Sua amada companheira e minha tia já foi habitar a eternidade. Lúcido e sereno, deve guardar no coração amoroso, a saudade dela e de sua filha, que também o precedeu, continuando fiel ao fogão à lenha, herança na casa dos meus avós maternos, onde hoje prefere eternizar seu cantinho de leitura.
Gratidão Tio Elmer. Amor para sempre, mesmo na distancia que a vida nos encaminhou.
Tags:
Linda história !!!
Quem ama os livros só pode ser uma grande pessoa !
Bjsss Wau
Bem-vindo a
Casa da Poesia*
Adicionado por Jose Alfredo Evangelista 0 Comentários 0 Curtiram isto
Adicionado por Josenilson Leite 0 Comentários 2 Curtiram isto
© 2021 Criado por Casa da Poesia*.
Ativado por