Luiza Marcolino é estudante do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Minas Gerais e organizadora da exposição de arte postal, que estará exposta ao público, a partir de junho deste ano, na galeria da Escola de Belas Artes, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Para participar da exposição, não há exigência de formação específica, nem restrições quanto a técnica e/ou estilo aplicados. Segundo Luiza, a técnica é livre, absorvendo texto, fotografias, colagens e demais linguagens. E não é concurso, todas as obras recebidas (até 01/6) serão expostas.

O mundo conhece a arte postal desde a década de 60, na criação de Ray Johnson quando inaugurou a Escola de Arte por Correspondência, em Nova York, Estados Unidos. Utilizando ” frente e verso de uma correspondência”, ele fez uma cisão no hermético conceito do que seria o privado.

Ali, Ray abriu o caminho que desejava para passar à frente as informações da forma como queria, fazer seus protestos e denúncias, os mais relevantes na sua percepção e vontade de espalhar essa inquietude agora canalizada, independente de exposição e premiações.

Para o criador da Arte Postal, o mundo conhece e pratica essa maneira de se comunicar, mas é na América Latina que se concentra e mais é explorada como meio “tão democrático e acessível”, tanto quanto pelo serviço de correios.

E, por mais que transite entre estranhos e distantes pessoas, coloca a todos em uma relação próxima, nas palavras da Luiza. E o que foi mais divulgado a partir de 1990, por iniciar a ocupar espaço na internet, acabou se fixando mesmo como campo de experienciações, até resultar em um olhar de nova poética.

Veronica de Nazareth-Noic@
Jornalista

Fontes: Imagem – Portal do Professor – MEC - Trabalhos de arte postal distribuídos por vários países, incluindo Alemanha, Itália e Estados Unidos

Exibições: 239

Responder esta

Respostas a este tópico

Que maravilha, me lembrei do tempo que as missivas eram uma prática supimpa nas nossas relações.
Obrigada pela visita, amigo. Sabes que muitas vezes sinto saudade da espera ansiosa pelo carteiro, trazendo "vida" à minha vida?
Vou repassar p Marília, agora ela é Diretora do Museu de Arte de SM. Eu lembro que escrevia muitas cartas.
muito interessante esse novo canal de divulgação e a amplitude que agora vai tomar! Tudo deve ser daqui pra diante, muito mais amplo! Atraente! Pretendo participar!

Martha Miracy Moro da Rocha disse:
Vou repassar p Marília, agora ela é Diretora do Museu de Arte de SM. Eu lembro que escrevia muitas cartas.
Marthita Cuore mio, que alegria estares aqui na Casa, lendo-me, comentando. É a roda da vida e do tempo girando, para minha felicidade. Obrigada. A Marília é fantástica, imagino o up que o Museu ganhou, ai em SM. Melhor escolha eles não poderiam fazer. Dá sempre uma "cuidada" aqui pelo Notícias, nós colocamos pautas bem interessantes. Tem mais colunistas postando, lê. Também temos a parte de Poesia e textos vários, bem em cima. Tem muita coisa boa também.
Estou pensando no que me escreveste no whatts, ontem...Beijo.

Valéria disse:
muito interessante esse novo canal de divulgação e a amplitude que agora vai tomar! Tudo deve ser daqui pra diante, muito mais amplo! Atraente! Pretendo participar!
Valéria querida, alegria alegria estares na minha "salinha" pessoal. Obrigada. Sim, por certo após todo o longo período pandêmico -que ainda teremos pela frente- tudo mudará. Haverá um novo olhar e mais profundo-humano sentir sobre todas as coisas. É a esperança de resgate do bom e sensível da alma. Creio piamente que ainda viveremos momentos e situações maravilhosas. Vamos curtir e sermos gratos, quando nos derem sinal verde. Obrigada pela visita. Beijo.

Responder à discussão

RSS

Editora Casa da Poesia

Chegou o

Volume 12 da Antologia 

Volume 9 da Antologia

Volume 8 da Antologia

Volume 7 

VOLUME 6 

PARCEIROS

ALB/SP

</