Concílios – Entender a doutrina da Igreja Católica

Um concílio é uma reunião de autoridades eclesiásticas com o objetivo de discutir e deliberar sobre questões pastorais, de doutrina, fé e costumes (moral). Os concílios podem ser ecumênicos, plenários, nacionais, provinciais ou diocesanos, consoante o âmbito que abarquem.
Que se entendam os Concílios movimentos promovidos pelos Papas da Igreja com objetivos distintos de ajustar, coordenar erros e enganos pastorais, doutrinais, de fé e de costumes.
Jamais um Concílio mexeu ou retirou uma vírgula das Sagradas Escrituras (Bíblia), pois elas são o suporte da fé católica e a Igreja é sua depositária e guardiã!
O primeiro concílio ocorreu em Jerusalém, conforme pode ser lido no livro dos Atos dos Apóstolos, quando os Apóstolos se reuniram para tratar sobre os temas que estavam dividindo os primeiros cristãos: de um lado os judaizantes (judeus convertidos) e do outro os gentios (não judeus convertidos).
É bom frisar que a Igreja repousa sobre três pilares que a sustentam: As Sagradas Escrituras, o Sagrado Magistério e as Santas Tradições.
Da mesma forma, existem momentos na história da Igreja, onde a necessidade de defesa se faz de modo universal. Como que atacada por erros ou situações contemporâneas em proporções globais, a autoridade universal da Igreja, na pessoa do Papa, se encontra persuadida a convocar um concílio universal ou global, isto é, um concílio ecumênico. A força do Concílio não reside nos bispos ou em outros eclesiásticos, mas sim nas circunstâncias do poder e da Lei legada: o Papa como pastor universal que declara algo como sendo próprio das Verdades reveladas.
A Igreja jamais manipula as consciências de seus fieis seguidores. Ela cumpre a ordem eucarística de Jesus quando diz: “FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM”! Então, o centro da fé católica é a SANTA EUCARISTIA celebrada nas Missas, presididas pelos Sacerdotes no mundo inteiro. Através dos quatro mais importantes parâmetros da nossa fé é na Missa, que,” Deus nos reúne, nos fala, nos santifica e nos envia”, para a Missão, pois ele mesmo diz: “A messe é grande, e os trabalhadores são poucos”!

Jose Alfredo

Exibições: 5

Comentar

Você precisa ser um membro de Casa da Poesia* para adicionar comentários!

Entrar em Casa da Poesia*

Editora Casa da Poesia

Chegou o

Volume 12 da Antologia 

Volume 9 da Antologia

Volume 8 da Antologia

 Volume 7 

                VOLUME 6 

    

PARCEIROS

ALB/SP

</

Nas Redes Sociais

                          CLIQUE AQUI

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Aniversários

Não há aniversários hoje

Acesso ao CHAT da Casa

              Clique Aqui!

© 2020   Criado por Casa da Poesia*.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço