“O confinamento aumentou ainda mais a digitalização de nossa leitura, que transforma silenciosamente nossos circuitos neurais. Há vantagens em consumir conteúdo em papel em relação ao do celular ou de um e-book?”

“Nossa capacidade de percepção estará, como afirmou o filósofo Josef Pieper, diminuindo ao nos depararmos com um excesso de estímulos e informações?”

“Em seu livro O Cérebro no Mundo Digital - Os Desafios da Leitura na Nossa Era (Editora Contexto), a neurocientista Maryanne Wolf, diretora do Centro para a Dislexia da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, observa que no cérebro impera uma máxima: "Use essa capacidade ou perca-a". ...”

A Casa da Poesia sugere, como diz a notícia, refletir se há vantagens em consumir conteúdo em papel em relação ao do celular ou de um e-book?”

Confira a noticia e a opinião dos especialistas...

    

Por: Lineu Mattos

Fonte: brasil.elpais  (Carmen Pérez – Lanzac)

Exibições: 14

Responder esta

Respostas a este tópico

Acho que essa questão é apenas proselitista! Na verdade a questão da forma de como se lê, não implica na interiorização do que se leu! A nossa capacidade de percepção é a mesma, talvez com outra forma de estímulo, que, na minha visão não altera a percepção do conteúdo da leitura! Acho ainda, que depende muito da capacidade do leitor (sua inteligência e reflexos) para absorver e entender o que está lendo, ou seja, processar no cérebro aquilo que a leitura disse!

É uma questão que está mais para "interpretação de texto" que de formatos! O que há hoje, principalmente nos jovens é uma deficiência na compreensão do que leem... Não sabem exatamente "interpretar a leitura"! E assim falam mal o português e se expressam de forma chula e tôsca!

Responder à discussão

RSS

Editora Casa da Poesia

Chegou o

Volume 12 da Antologia 

Volume 9 da Antologia

Volume 8 da Antologia

 Volume 7 

                VOLUME 6 

    

PARCEIROS

ALB/SP

</

Nas Redes Sociais

                          CLIQUE AQUI

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Aniversários

Não há aniversários hoje

Acesso ao CHAT da Casa

              Clique Aqui!

© 2020   Criado por Casa da Poesia*.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço