POESIATERAPIA e outras coisas

Leio nesta semana um artigo super interessante sobre receita de “pílulas de cultura para depressão” aplicadas na Dinamarca.
Como isso? Um programa desenvolvido que prepara guias culturais profissionais na tarefa de tratar deprimidos através de cultura. São passeios em teatros, museus, bibliotecas, leituras de poesias e oitivas de músicas.
Qual o objetivo: tirar o foco da depressão, ressignificar o cotidiano das pessoas e apresentar o belo da arte. Religar os hemisférios direito e esquerdo do cérebro e ativar outras áreas do mesmo, já que ele, o cérebro, ainda parece representar a incógnita maior, e antagonicamente o maior pregador de peças nas nossas decisões e sentimentos.
Achei espetacular a iniciativa e vi aí também a inserção prática da poesiaterapia, além do uso de todo o tipo de arte.
A propósito, conversava nesta semana com amigos médicos e eles nos falavam sobre a doença do século, aliás crescente: DEPRESSÃO. Hoje considerada endêmica. Contavam-me mais, em discussões especializadas, tem se falado que o tratamento não depende apenas de uma ação ou um medicamento. Dizem que temos muito o que avançar na medicina como estudo e tratamento de forma conjunta e holística.
Há que se trabalhar em equipe: Afetiva, química, espiritual, terapêutica e....quiçá outras tantas ferramentas que o universo vem nos colocando à disposição.
A última linha é pura opinião desta escritora.

Viva a poesiaterapia!

byMLK 16/08/2019

Exibições: 24

Responder esta

Editora Casa da Poesia

Chegou o

Volume 9 da Antologia 

Volume 8 da Antologia

 Volume 7 

                VOLUME 6 

    

PARCEIROS

Nas Redes Sociais

                          CLIQUE AQUI

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Aniversários

Aniversários de Amanhã

Acesso ao CHAT da Casa

              Clique Aqui!

© 2019   Criado por Casa da Poesia*.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço