COLUNA DA MARIA LUIZA 92 – O PODER TRANSFORMADOR DA ARTE – O homem que pintou Pasmadinho

O que faria um artista plástico, depois formar-se em academia de artes , frequentar academias famosas e expor em outros paises, viver na Noruega, voltar a fazer uma experiencia num lugar árido e considerado miserável, no interior do Brasil?
Só posso atribuir isso à inquietude que habita no coração do artista e na certeza quase prepotente que (ele)nós, porque me incluo como poeta, temos de que na missão que recebemos, temos que fazer alguma diferença em algum lugar, em algum coração.
Pois vos falo do artista plástico mineiro Wederson Moraes.
Wederson conta em seu blog que o que mais o intrigava era saber que no Vale do Jequitinhonha, considerado um dos mais pobres do Brasil saiam tantas obras de arte.... Tirei esta frase, que no contexto da sua escrita nos explica melhor.

” E sorver ao máximo o néctar de tudo quanto o lugar possa oferecer, tornou essas pessoas criativas, sábias, humildes e geniais. Por isso tantos artistas, artesão, poetas e trovadores.

Mas isso tudo para compartilhar o meu êxtase ao conhecer a ação deste artista que fez do céu, do vale, do vilarejo, da vida das pessoas, do lugar Pasmadinho a sua grandiosa obra. Seu mural. Sua maior exposição. Tenho certeza que anjos de todas as galáxias, que egrégoras da arte não cansam de aplaudir.
Ele, o artista pintou as casas mortas e tristes dos moradores com motivos escolhidos por eles. Inventou tintas, cores e motivos sem patrocínio algum. Apenas o seu próprio recurso financeiro e incansável trabalho de enrega. Envolveu crianças. Alegrou corações.
Transformou. Se transformou. Não o conheço pessoalmente. Mas me atreveria a perguntar:
Artista, Se hoje fosse seu último dia de vida neste plano, teria valido à pena ter vivido?
A arte, ah a arte

byMLK – 28/06/2019

vide http://wedersonmoraesartista.blogspot.com

Exibições: 4

Responder esta

Editora Casa da Poesia

Chegou o

Volume 9 da Antologia 

Volume 8 da Antologia

 Volume 7 

                VOLUME 6 

    

PARCEIROS

Nas Redes Sociais

                          CLIQUE AQUI

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Aniversários

Aniversários de Hoje

Acesso ao CHAT da Casa

              Clique Aqui!

© 2019   Criado por Casa da Poesia*.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço