Coluna da MARIA LUIZA 90 PoesiaTerapia – Uma prática

Falar de onde tirei este negócio de pesquisar e criar um método de poesia terapia é super legal, mas muito melhor é sentir a poesia tocando o coração das pessoas. Pois então meu convite é: Leia esta história.
Nesta semana, fui convidada para uma interferência que chamam de palestra numa ONG da região que se chama Associação de Amparo a Pessoas com Câncer. Propus uma dinâmica usando como instrumento o Oráculo Flor de Abraço que contem cartas com poesias (31) e no livro respectivas mensagens sobre o assunto de que trata cada poesia.
Participaram pessoas que tem a doença em algum estágio. Pessoas com algumas dificuldades financeiras, sociais e físicas. Muitas dificuldades emocionais com certeza. Homens e mulheres. Como tocar o coração ferido destas pessoas? Poesia não faz parte do universo delas. Será?
Lembrei-me da fala do doutor Rafael, aquele médico americano que me inspira na Poesiaterapia, que afirma na sua prática que a Poesia não cura a doença, mas pode ajudar a curar o doente e isso ele pratica na sua medicina. Pretensão? Acho que sim.
Uma tarde de leveza, amor e poesia ajudaram a curar as minhas feridas. Juntos, (o grupo de frequentadores deste espaço com a doença e eu) lemos poesias, lemos mensagens, interagimos, nos ouvimos como vozes de sonhos e milagres.
Acreditamos e nos identificamos. Vieram sim os abraços finais, Vieram mensagens de agradecimentos. Vieram lágrimas. Vieram olhares desconfiados. Alguns nunca leram poesia. Alguns mal sabiam ler. Pediam ajuda. Liamos juntos. E ouvíamos: esta é mesmo para mim. Esta “tá” certinho para “ele”, pois é um grupo que costuma conviver semanalmente.
Foi uma experiência que mais cabe sentir do que descrever. Mas como prática faz parte desta propositura de escrever sobre a Poesiaterapia neste espaço, resolvo descreve-la de forma mais coloquial possível.
Recebi bem mais do que entreguei.
Sei que a poesia me escolheu como ferramenta de um propósito.
A ela honro e agradeço.
Neste caso, para AAPC de Itajai, meu abraço e reconhecimento pelo trabalho.
By MLK 14/06/2019

Exibições: 47

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu me embeveço lendo sua coluna, acima de tudo porque acredito no poder dos vocábulos contidos na poesia. Eu participo de um projeto chamado POETAS NAS ESCOLAS idealizado pela SPVA (Sociedade dos Poetas Vivos e Afins)a qual estou Vice-Presidente, e é um projeto que tem esse intuito de envolver as pessoas na poesia e com isso elas tenha uma base cultural para mais na frente vermos um cidadão com senso critico e uma outra cultura,a atual leva-os a alienação.

Responder à discussão

RSS

Editora Casa da Poesia

Chegou o

Volume 9 da Antologia 

Volume 8 da Antologia

Volume 7 

VOLUME 6 

PARCEIROS

Nas Redes Sociais

CLIQUE AQUI

Fotos