Desnudar o corpo ou a alma?

O que será mais difícil?
Entre tantas coisas que me fazem gostar de morar numa cidade de praia, uma delas é a sensação de equidade ao ver corpos desfilando na areia. Sim corpos.
Magros, gordos, gordinhos, bronzeados ou não. Claros, pretos, pardos. Bem vermelhos de brancos que são, carecendo de sol o ano inteiro. Cheios de celulite ou não. Bundas empinadas e outras murchas. Peitos cheio de silicone, outros não. Velhos, jovens, crianças. Todos em trajes de banho. Digamos, corpos seminus. Parecem pouco se importar um com o outro. A maioria está interessada em tomar seu sol, seu banho de mar. Curtir uma ceva, uma água de coco, ou seja lá o que for. Grifes de roupa? Imperceptíveis.
Acho isso o máximo! Percebo que despir o corpo é de certa forma fácil e não profano. Basta apenas saber em que local a cultura considera “normal”. (Cultura é um bicho estranho, porque no escritório não seria “normal”).
Então desnudar a alma parece doer muito? Sim, e ela é invisível aos olhos.
Mas a todo momento a alma nos pede socorro. Sente frio. Sente calafrio. Calor, muito calor. Sente tempestades. Raiva, desamor, e solidão.A alma fica sem saber como se vestir.
Desnudar-se então, nem pensar!
A alma precisa muito de aconchego. Precisa vestir-se de pertencimento. Precisa vestir-se de sentido.
Precisa de mais vestimentas, embora todas invisíveis aos olhos físicos.
Desnudar a alma significaria mostrar todas as cicatrizes da vida, as sombras, as pegadas da história, as inseguranças e defesas. Confessar o inconfessável a sí mesmo. Quase impossível.
A alma precisa de proteção do vestir.
O corpo, ah o corpo é da cultura, quiçá pudéssemos andar nus e seríamos muito mais livres.
Antes que me chamem de louca, pergunto:
Então o que parece menos difícil?

by MLK 13/03/2020

Exibições: 9

Responder esta

Editora Casa da Poesia

Chegou o

Volume 9 da Antologia 

Volume 8 da Antologia

Volume 7 

VOLUME 6 

PARCEIROS