Sou da espécie das desassossegadas.

Mulheres insatisfeitas com a miséria que reservaram ao feminino na sociedade patriarcal.
Me moldo dentro de um corpo humano e biologicamente fêmea. Já menstruei, já pari, já amamentei, já “menopauzei”. Já fui magra, rija, peito empinado, bundinha bem feita.
Até Já desfilei em concurso de beleza. Já tive um título de rainha de qualquer coisa. Já tive transas cheias de tesão e satisfação. Já tive noites insones na mais completa solidão. Já me senti cegamente apaixonada algumas vezes, pelo que dou graças. Apaixonar-se é a coisa mais maravilhosa que acontece com a gente. Aliás não gosto de estar desapaixonada.
Já briguei comigo. Já me condenei. Me absolvi. Me reconstruí. Já me amei profundamente.
O papel feminino me satisfaz. Sou mãe. Avó, Irmã. Filha. Cunhada. Tia, prima, amiga. Muitos papeis encerram-se em mim desde que botei o pé neste planeta. Me honro como mulher. Gosto dos sentimentos de compaixão, de perdão, de empatia e alegria.
Sou feminista, senão não faria sentido ser mulher. Por isso me enlaço, me abraço sempre a “elas”
Sei que o corpo abriga uma velha alma. Andarilha visitantes de muitos mundos.
O mundo das florestas ancestrais. Das montanhas onde costumam nascer águas que viram cachoeiras.
Moradora de cavernas escuras onde a aprendizagem costuma ser sem cores.
Naveguei em muitos mares e reconheci saudades mediterrâneas. Meridianos que alimentaram minhas forças.
Nos contornos da pele as memorias trazem saudade. Uma melancolia que ainda não consigo identificar com precisão. Aliás, sem nenhuma precisão. Finais de tarde por exemplo. Não sei se os ignoro e os enfrento, mas sempre melancólicos. Parecem me dizer adeus de alguma forma. “Adeus” são sempre tristes. Nem venha me dizer que não.
Quando o dia nasce, vejo claro outra vez, e me alegro.
Sinto que mais uma vez atravessei desertos de mim.
Continuarei sendo da espécie das desassossegadas!

by MLK dia da mulher 2020

Exibições: 34

Responder esta

Editora Casa da Poesia

Chegou o

Volume 9 da Antologia 

Volume 8 da Antologia

Volume 7 

VOLUME 6 

PARCEIROS

Nas Redes Sociais

CLIQUE AQUI