A base dessa restrição é de ordem fonológica (hoje se sabe que a Fonologia está na base de todos os sistemas ortográficos, que não são tão arbitrários e caprichosos como geralmente se pensa)

Como o /p/ e o /b/ são fonemas tradicionalmente classificados como BILABIAIS (temos de unir os dois lábios para poder pronunciá-los), a letra escolhida para representar a nasal antes desses fonemas só poderia ser o M, correspondente ao fonema /m/, também classificado como BILABIAL .

Assim, a combinação de letras adotada na nossa ortografia (M+P e M+B) é a que melhor corresponde à natureza dos fonemas representados.

É por essa e por outras que reformas ortográficas devem ser feitas por LINGUÍSTAS , e não por “acadêmicos” das mais variadas origens e formações, como é o caso dos nossos imortais.

BILABIAL: LÁBIO COM LÁBIO (P-surda e B -sonora): BOMBA/ TAMPA/ SAMBA/ SEMPRE

M( bilabial nasal)

LINGUODENTAL: PONTO DE ARTICULAÇÃO ESTÁ ENTRE A LÍNGUA E A ARCADA DENTÁRIA SUPERIOR ( T-surda e D- sonora) N (linguodental nasal): TENDA/ PENTE/ QUENTE

O inglês, francês, espanhol usam também o M, segundo a pronúncia da palavra e o N, pelo mesmo motivo

Quem fala inglês entenderá mais facilmente: tomemos como exemplo a palavra comfort (conforto). A pronúncia correta dessa palavra requer a pronúncia do [m], correto? Esse primeiro "o", ao contrário do que a maioria pensa, não tem som de "o", muito menos de "õ", como supõem muitos falantes do português. Esse primeiro "o" tem um som que fica entre um "ó" (aberto) e um "a" mais fechado. Se prestarem bastante atenção a essa pronúncia do Google Tradutor, perceberão que o (m) é , de fato pronunciado e não nasaliza a vogal anterior a ele.

No espanhol: Naranja/ Corazón/ También/ Cansado/ Ensalada/ Hambre / Lámpara / Legumbre

No francês: Champs (cham, nesse caso nem o “p” e nem o “s” são pronunciados.

No turco (Estanbul) não se pronuncia como se escreve .

Exibições: 8

Responder esta

Editora Casa da Poesia

Chegou o

Volume 9 da Antologia 

Volume 8 da Antologia

 Volume 7 

                VOLUME 6 

    

PARCEIROS

Nas Redes Sociais

                          CLIQUE AQUI

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Aniversários

Aniversários de Hoje

Acesso ao CHAT da Casa

              Clique Aqui!

© 2020   Criado por Casa da Poesia*.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço