Jorge Amado

Nunca na história política do Brasil um escritor foi tão perseguido pela polícia quanto Jorge Amado. Ele foi preso na década de 1940, acusado de participar de um levante comunista contra o Governo de Getúlio Vargas. Ficou na mesma cela que o historiador Caio Prado Jr.. Era a mesma onde o escritor Monteiro Lobato já havia estado.

Rachel de Queiroz

A jovem Rachel de Queiroz flertava com a esquerda e até se aproximou do Partido Comunista Brasileiro (PCB) durante a década de 1930. Entretanto, quando teve seu livro O quinze criticado pelo partido desiludiu-se e afastou-se da esquerda, o que a fez simpatizar mais com a direita da época.

No início da ditadura, Rachel cedeu sua casa para políticos e intelectuais planejarem o golpe militar. Ela participou pintando folhetos e até se filiando à Aliança Renovadora Nacional (Arena).Em 1991, quando participou do programa da TV Cultura Roda Viva, Caio Fernando de Abreu questionou o posicionamento da escritora, ao que ela replicou: “Gostaria de responder a você que nós estamos em um país democrático, eu respeito as suas posições e espero que você respeite as minhas”.

Foi a primeira mulher a ingressar para a Academia Brasileira de Letras. Ela foi eleita em 4 de agosto de 1977 e tomou posse em 4 de novembro do mesmo ano.

Rachel de Queiroz escreveu o livro O Quinze escondida dos pais, na adolescência. Ela tinha problemas pulmonares e a mãe mandava que fosse dormir cedo. Quando todos da casa já haviam deitado, Rachel ia para a sala com o caderno do colégio e um lápis. Ficava deitada no chão, escrevendo sob a luz de um lampião.

Exibições: 31

Responder esta

Editora Casa da Poesia

Chegou o

Volume 9 da Antologia 

Volume 8 da Antologia

 Volume 7 

                VOLUME 6 

    

PARCEIROS

Nas Redes Sociais

                          CLIQUE AQUI

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Aniversários

Aniversários de Amanhã

Acesso ao CHAT da Casa

              Clique Aqui!

© 2019   Criado por Casa da Poesia*.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço