Durante a leitura, nossa imaginação transforma o texto em sentimentos e sensações que povoam a nossa mente, tornando a leitura mais prazerosa. Cada leitor faz isso a sua maneira, em maior ou menor grau e dependendo, claro, da capacidade do autor de colocar em sua escrita os elementos que conduzam o leitor a experimentar tais sensações. Quanto melhor descritas forem as cenas, os personagens e as locações, mais fácil será para o leitor compreender e acreditar naquele pequeno universo contido no livro.

E as referências?

Quando temos uma história pra contar, a pesquisa por referências nos ajuda a saber o que já foi feito, para que não façamos mais do mesmo jeito. Por outro lado, as referências são também fontes de inspiração, principalmente aquelas que causam no autor a mesma sensação que ele deseja causar em seus leitores. Sob essa ótica, tudo pode se tornar referência: livros, filmes, seriados, músicas, quadrinhos, desenhos, jogos… A lista é infinita.

Podemos buscar referências na nossa própria infância, em fatos reais, casos interessantes.

Podemos também usar personagens já estabelecidos num universo fantástico e trazê-los para o cotidiano.. Não é comum, mas o autor poder atuar nas várias etapas de um livro. Pode escrever em primeira pessoa.

Um recurso interessante da diagramação é fazer uso de fontes diferentes para os diálogos das criaturas, sobretudo em literatura infantil, para marcar e chamar a atenção do leitor mirim.

Exibições: 35

Responder esta

Respostas a este tópico

Somos resultados das nossas referências. Belo texto, querida, uma aula! Beijos!

Obrigada pela leitura, querida Zezinha! Beijos!

Responder à discussão

RSS

Editora Casa da Poesia

Chegou o

Volume 9 da Antologia 

Volume 8 da Antologia

 Volume 7 

                VOLUME 6 

    

PARCEIROS

Nas Redes Sociais

                          CLIQUE AQUI

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Aniversários

Aniversários de Hoje

Aniversários de Amanhã

Acesso ao CHAT da Casa

              Clique Aqui!

© 2019   Criado por Casa da Poesia*.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo