Coluna da Jô-79- Primeiros registros poéticos



Trovadorismo é o período que reúne os primeiros registros poéticos da língua portuguesa. Estende-se do século XII ao XV e corresponde à Idade Média. As principais produções literárias desse movimento são as cantigas, muito vinculadas à música, e as novelas de cavalaria.

Cantigas de amor:

As cantigas de amor eram poemas musicados, escritos em português arcaico, sobre o sofrimento amoroso de um eu lírico masculino por uma mulher idealizada e inacessível, à qual ele jurava servir.

Análise da Obra Acima( de D. Dinis):

METALINGUAGEM:

O eu lírico (sujeito que expressa os sentimentos do autor) compõe um poema que trata do fazer poético (deseja fazer uma cantiga de amor conforme os modelos convencionais da Provença, região do sul da França onde surgiram os primeiros poemas desse tipo).

Por que é um texto metalinguístico?

Porque utiliza o código de comunicação (a língua) como assunto ou explicação para o próprio código. É o que fazem os dicionários. O procedimento também é comum em textos literários, quando o autor se volta para as formas de construção do texto.

INTENCIONALIDADE:

O eu lírico deseja louvar a dama (senhora). Os substantivos abstratos “formosura” e “bondade” são empregados na descrição idealizada para ressaltar a perfeição da mulher amada.

Novela de cavalaria:

A prosa ficcional do Trovadorismo é representada pelas novelas de cavalaria, longas narrativas que apresentam os feitos de bravos cavaleiros. A Demanda do Santo Graal, pertencente ao ciclo bretão ou arturiano, narra as aventuras dos Cavaleiros da Távola Redonda, a serviço do rei Artur, em busca do cálice sagrado.

Exibições: 6

Responder esta

Editora Casa da Poesia

Chegou o Volume 8 da Antologia

 Volume 7 da Antologia!

                VOLUME 6 

    

PARCEIROS

ALB/SP

Nas Redes Sociais

                          CLIQUE AQUI

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Aniversários

Não há aniversários hoje

Acesso ao CHAT da Casa

              Clique Aqui!

Badge

Carregando...

© 2018   Criado por Casa da Poesia*.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo