O que é Teoria Literária?

Consiste no estudo e sistematização da Literatura como área do conhecimento, bem como os modos de análise deste campo.

Literatura Comparada: consiste em um campo bastante recente. Antes da popularização do termo, seu estudo era realizado no campo da Estética, que compreende todas as Artes.

Até o início do século XX, quando a teoria literária se estabeleceu, a literatura não tinha um tratamento priorizado em relação às outras artes. Todavia, seus estudos remontam a Aristóteles e sua Poética, que analisava as manifestações literárias da época.

Assim, a arte de escrever começou a ser estudada de forma mais específica. Dependendo da abordagem, pode-se observar a literatura como, por exemplo, o registro definido de uma época ou dos traços de evolução da psique humana. Muitas vezes, o ponto de partida não é a própria literatura, mas outras áreas, como a filosofia, a linguística, a psicologia e a sociologia.

A teoria é útil para o leitor comum?

Para o leitor comum, a teoria literária não tem grande utilidade, visto que as leituras que realiza são determinadas especificamente pelo gosto. O acadêmico, por sua vez, costuma fazer uma leitura mais complexa, dedicando-se aos pormenores da crítica especializada de sua área.

É útil para o escritor?

Para o escritor pode ser útil, embora não estritamente necessária. Entretanto, pode auxiliar na obtenção de modelos, tais como estrutura narrativa ou de versificação.

Exibições: 10

Responder esta

Editora Casa da Poesia

Chegou o Volume 8 da Antologia

 Volume 7 da Antologia!

                VOLUME 6 

    

PARCEIROS

Nas Redes Sociais

                          CLIQUE AQUI

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Aniversários

Acesso ao CHAT da Casa

              Clique Aqui!

Badge

Carregando...

© 2018   Criado por Casa da Poesia*.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo