Muitas pessoas se confundem, achando que poema e poesia são as mesmas coisas. Mas estão enganados! Apesar de estarem interligados esses gêneros literários possuem significados diferentes.

No geral, a diferença entre poema e poesia é que enquanto o poema está ligado somente a literatura, a poesia não está necessariamente ligada. Ou seja, a poesia pode ser qualquer tipo de produção artística!

É importante lembrar que, todo poema é considerado uma poesia, mas nem toda poesia precisa necessariamente ser chamado de poema. ________________________________________

O Poema:

Tem palavras como o elemento chave.

É uma escrita, que expõe unicamente o pensamento e os sentimentos do próprio escritor, podendo ser feliz ou triste.

Sua estrutura é composta por versos e estrofes. Um poema pode ou não rimar. Na maioria das vezes, ela não contém rima clara.

A Poesia: A poesia é definida por meio dos mais diversos sentimentos, podendo ser expressos e percebidos de diferentes maneiras, provocando o lado sentimental do leitor, além de admiração e contemplação por parte do mesmo.

No geral, podemos dizer que todos os textos que provocam emoções e sentimentos são considerados poéticos, inclusive os poemas.

Diferente do poema, a poesia se distingue das outras formas de escrita pelo uso repetitivo das palavras, do verso, da rima e da estética.

Como delimitar algo que não tem limites? Como categorizar a poesia, quando essa ganha diferentes sentidos, atingindo uma subjetividade que dificilmente poderá ser dimensionada? Responder a esse questionamento não é tarefa fácil nem mesmo para os mais hábeis artistas e poetas, que vivem rodeados pela linguagem poética e os múltiplos significados que dela podem emergir.

É bem verdade que existem poemas sem poesia, esvaziados da intenção de provocar sensações no leitor; mas um poeta que sabe a função da arte, nunca abre mão de despertar para o universo sensorial o receptor da mensagem.

A poesia existia muito antes de as pessoas se tornarem alfabetizadas. Os poemas antigos foram memorizados e passados de uma geração para outra, oralmente.

Exibições: 22

Responder esta

Editora Casa da Poesia

Chegou o Volume 8 da Antologia

 Volume 7 da Antologia!

                VOLUME 6 

    

PARCEIROS

ALB/SP

Nas Redes Sociais

                          CLIQUE AQUI

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Aniversários

Não há aniversários hoje

Acesso ao CHAT da Casa

              Clique Aqui!

Badge

Carregando...

© 2018   Criado por Casa da Poesia*.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo