Tanto os títulos de livros e artigos quanto os de ensaios e dissertações (acadêmicas, de vestibular, de concurso, etc.) não devem apresentar o ponto final. Este até pode ser usado, mas apenas quando o título contém um verbo, ou seja, quando configura uma oração. Tome-se como exemplo dessa exceção o título de uma redação de vestibular:

O homem contemporâneo não sabe lidar com a antiguidade.

O HOMEM CONTEMPORÂNEO NÃO SABE LIDAR COM A ANTIGUIDADE.

Nos títulos, geralmente, não há pontuação. Todavia, uma vez por outra, um ponto de interrogação ou de exclamação poderão aparecer no fim de um título. Algumas vezes poderá aparecer, por exemplo, uma vírgula: «Segredo, ritmo e metamorfose».

Quando há vírgula no título, não deveria o mesmo (título) ser finalizado por um ponto?

Elaborar um título é uma arte, de que os senhores jornalistas e editores são os artistas por excelência.

O título deve ser apelativo e sintético. Por isso, não está tão sujeito às imposições gramaticais aplicáveis ao texto “apurado”. São admissíveis omissões (frequentemente do verbo), que ficam implícitas, ou incompletudes que induzam expectativa (tudo o que intencionalmente induza em erro é eticamente incorreto...).

Tradicionalmente, não se finalizam os títulos com ponto final. A ausência do ponto pode significar que o título a encimar um texto é uma síntese do que se segue. Isto é, sem ponto, tudo se passa como se no fim do título estivesse, omisso, o sinal `dois pontos´ (sinal ortográfico que também é possível e aceitável ver-se).

São admissíveis outros sinais de pontuação no fim do título (interrogação, exclamação, reticências). E são admissíveis sinais de pontuação no interior do título, sem que isso obrigue a finalizá-lo com um sinal, nomeadamente o ponto.

Penso que é vantajosa a faculdade de não pôr ponto final nos títulos. No entanto, não me considero taxativamente proibida de usar esse ponto, contrariando o hábito.

Exibições: 20

Responder esta

Editora Casa da Poesia

Chegou o Volume 8 da Antologia

 Volume 7 da Antologia!

                VOLUME 6 

    

PARCEIROS

ALB/SP

Nas Redes Sociais

                          CLIQUE AQUI

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Aniversários

Não há aniversários hoje

Acesso ao CHAT da Casa

              Clique Aqui!

Badge

Carregando...

© 2018   Criado por Casa da Poesia*.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo