Na mitologia: Jano (do latim janus) . Dele derivam os nomes do monte Janículo e o rio Jano, pois ele viveu na montanha. Ele foi o inventor das guirlandas, dos botes, e dos navios, e foi o primeiro a cunhar moedas de bronze; por isto que em várias cidades da Grécia, Itália e Sicília, em suas moedas, trazem em um lado um rosto com duas faces e no outro um barco, uma guirlanda ou um navio.

Ele se casou com sua irmã Carmese e teve um filho chamado Aethex e uma filha chamada Olistene. Desejando aumentar o seu poder, ele navegou até a Itália e se instalou em uma montanha próxima de Roma, chamada Janículo por causa dele.

Um deus mais que poderoso! Tão poderoso que tornou-se o dono do tempo. Vê tudo o que passou, tudo o que vai passar. Como? Ele tem duas caras. Uma olha para trás: vê o passado; a outra olha para a frente: enxerga o futuro.

Quando termina o ano, com uma cara, mira dezembro. Despede-se e fecha o ano velho fechando sua porta. Com a outra, observa as mil e uma possibilidades do porvir. Abre a porta. Entra. Deseja feliz ano novo a todos, assim como o faço a vocês, que me leem agora.

Na língua, como no Olimpo, há seres de duas faces. Generosos, eles deixam à escolha do freguês. Uma e outra estão corretas. Questão de gosto, ou de conveniência.

Há duplicidade na concordância e na regência, na pronúncia, na colocação dos termos no período. A grafia não fica atrás.Vejamos:

Algumas palavras chegam ao exagero de ter três faces:

Há as que enganam. Fingem ter duas grafias, MAS NÃO TÊM!

Duas Faces (Alcione)

Deus me fez assim/ Com duas faces / Uma da noite outra do dia

E minhas faces se amam / Como se fossem rainhas

Uma reza pra você ter um bom dia / E quando a noite vem

A minha outra face / Satisfaz tua fantasia (...)


Até terça-feira!

Beijinhos,

Exibições: 42

Responder esta

Editora Casa da Poesia

 Chegou

o Volume 7 da Antologia!

      À Venda Antologia

                VOLUME 6 

    

PARCEIROS

Nas Redes Sociais

                          CLIQUE AQUI

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Aniversários

Aniversários de Amanhã

Acesso ao CHAT da Casa

              Clique Aqui!

Badge

Carregando...

© 2018   Criado por Casa da Poesia*.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo