Quem foi a primeira pessoa a dar uma de João-sem-braço? Quem disse que cada povo tem o governo que merece? Por que os lixeiros se chamam garis? O que busto tem a ver com combustão? É verdade que propina e rameira cresceram juntas nas tabernas? Quem primeiro chutou o balde: a vaca ou o homem?

Deonísio da Silva , professor e escritor, um dos mais brilhantes romancistas brasileiros, autor de várias obras publicadas no exterior, ( Avante soldados, Contos reunidos, A vida íntima das frases )também se dedicou desde sempre a pesquisar o berço de palavras e expressões da língua portuguesa (e de outras), ofício que proporciona saberes e sabores deliciosos.

Há curiosos modos dos brasileiro dizerem certas coisas. De dizer e de escrever. “Não busquemos objetividade nas sentenças judiciais”, recomenda ele. “Sentença tem o mesmo étimo do verbo sentir. E os juízes não sentem do mesmo modo”. Não sentem e não julgam. Por isso, mesmo no STF, é rara uma votação de 11 x 0 para um lado ou para outro.

A expressão A OCASIÃO FAZ O LADRÃO:

Frase com certa sutileza malvada embutida. Dá conta implicitamente de que, havendo ocasião, surge inevitavelmente o ladrão. Diversos códigos penais basearam-se em tão triste concepção do gênero humano para vazar seus artigos. Segundo tal hipótese, o que garante não haver ladrões é um eficiente sistema de punição.

Nas 282 cláusulas do Código de Hamurábi, baixado pelo rei da Babilônia no século XVIII a.C., as punições a furtos e roubos ocupam boa parte do diorito, a rocha em que estão gravadas: “Se o comprador não apresenta o vendedor e as testemunhas perante as quais ele comprou, o comprador é o ladrão e morrerá. E o proprietário retoma o objeto”; “se alguém comete roubo e é preso, ele é morto.”.

Machado de Assis (1839-1908), ainda que tão cínico e mordaz, corrigiu a máxima com muita propriedade para:

Nas próximas colunas, veremos outras.

Beijinhos,

Exibições: 115

Responder esta

Respostas a este tópico

Professora: amei esta reflexão..traga mais sim...beijinhos

Responder à discussão

RSS

Editora Casa da Poesia

 Chegou

o Volume 7 da Antologia!

                VOLUME 6 

    

PARCEIROS

Nas Redes Sociais

                          CLIQUE AQUI

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Aniversários

Acesso ao CHAT da Casa

              Clique Aqui!

Badge

Carregando...

© 2018   Criado por Casa da Poesia*.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo