Funções da Linguagem

São seis:

Função Referencial

Função Emotiva

Função Poética

Função Fática

Função Conativa

Função Metalinguística.


Cada uma delas é utilizada com diferentes intenções e embora haja uma função que predomine, vários tipos de linguagem podem estar presentes num mesmo texto.

Função Referencial ou Denotativa

Também chamada de Função Informativa, a função Referencial tem como objetivo principal informar, referenciar algo. Como exemplos de linguagem referencial, podemos citar os materiais didáticos, textos jornalísticos e científicos que por meio de uma linguagem denotativa informam a respeito de algo, sem envolver aspectos subjetivos ou emotivos à linguagem.


Função Emotiva ou Expressiva

Também chamada de Expressiva, na função Emotiva, como o próprio nome já indica, o emissor ao utilizar essa função tem como objetivo principal transmitir suas emoções, sentimentos e subjetividades por meio da própria opinião.

De caráter pessoal e pode ser encontrado nos textos poéticos, nas cartas, nos diários marcada pelo uso de sinais de pontuação, por exemplo, reticências, ponto de exclamação. partir disso, esse tipo de texto apresenta na primeira pessoa.

Função Poética A função Poética é característica das obras literárias, da utilização do sentido conotativo das palavras, em que o emissor preocupa-se de que maneira a mensagem será transmitida por meio da escolha das palavras, das expressões, das figuras de linguagem.

De qualquer forma, esse tipo de função não pertence somente aos textos literários posto que aparece também na publicidade ou nas expressões cotidianas em que há o uso frequente de metáforas (provérbios, anedotas, trocadilhos, músicas).

Função Fática

A função Fática tem como objetivo estabelecer ou interromper a comunicação de modo que o mais importante é a relação entre o emissor e o receptor da mensagem. Muito utilizada nos diálogos, por exemplo, nas expressões de cumprimento, saudações, discursos ao telefone.

Função Conativa ou Apelativa

Também chamada de Apelativa, a função Conativa é caracterizada por uma linguagem persuasiva com o intuito de convencer o leitor. Por isso, essa função é muito utilizada nas propagandas, publicidades, discursos políticos, a fim de influenciar o receptor por meio da mensagem transmitida.

Função Metalinguística

A "metalinguagem" nada mais é do que usar um tipo de linguagem para falar dela própria. Ou seja: um filme sobre um filme, um livro sobre um livro, uma música sobre uma música, uma pintura com a imagem de alguém pintando, um desenhando com alguém desenhando e assim por diante...

Poesia sobre poesia

Autorretrato de Van Gogh


receita em forma de poesia

Beijinhos,

Jô Tauil

Exibições: 25

Responder esta

Editora Casa da Poesia

 

Antologia - Volume 5......

Livros à Venda
CLIQUE AQUI

PARCEIROS

Nas Redes Sociais

                          CLIQUE AQUI

Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Aniversários

Aniversários de Hoje

Aniversários de Amanhã

Acesso ao CHAT da Casa

              Clique Aqui!

Badge

Carregando...

© 2017   Criado por Casa da Poesia*.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo