Reza a tradição que a música e a poesia nasceram juntas, De fato, a palavra “lírica”, de onde vem a expressão “poema lírico", significava originalmente certo tipo de composição literária, feita para ser cantada, fazendo-se acompanhar por instrumentos de corda, de preeferência a lira.

Durante muito tempo, a poesia foi destinada à voz e aos ouvidos. Seria necessário esperar pela Idade Moderna para que a invenção da imprensa, e com ela, o triunfo da escrita, acentuasse a distinção entre poesia e música. A partir do século XVI, a lírica foi abandonando o canto para se destinar cada vez mais à leitura silenciosa.

Entretanto, mesmo separado da música, o poema continuou mantendo traços daquela antiga união. Certas formas poéticas como o rondó, o madrigal, a balada e a cantiga aludem francamente às formas musicais.. Pode-se estudar o andamento de uma passagem poética referindo-se à harmonia de um verso ou a “melodia” de um refrão ou estribilho de um poema.

Não esqueçamos que tradicionalmente, o poeta era chamado de “cantor”, assim como o poema é chamado de “canto”. Para se inspirar, o poeta mais antigo, Homero, começa a sua “odisséia” procurado ouvir o canto da musa.

“Canta para mim, ó musa, o varão industrioso que, depois de ter saqueado a cidade de Troia, vagueou errante...”

Do mesmo modo que os capítulos da Odisseia são divididos em “cantos” e “rapsódias”, aqueles que depois de Homero se incumbiram em difundir sua obra eram chamados de “rapsodos” ou “cantores”. Durante a Idade Média, “trovador” e “menestrel” eram sinônimos de poeta. São fartas as alusões que a arte poética faz á arte musical.

A grande arte musical do ocidente, (Bach, Mozart, Beethoven,, etc) pôde dispersar a palavra, mas a ópera tratou de retornar à velha comunhão, Uma variante da ópera, a opereta, que fez muito sucesso no século passado, acabou reforçando mais a combinação da palavra com a música. Na mesma época, floresceu na Alemanha um tipo de composição chamada “lied”, ou seja, pequena peça poético-musical, para execução em voz e piano.

Exibições: 19

Responder esta

Editora Casa da Poesia

Chegou o

Volume 9 da Antologia 

Volume 8 da Antologia

 Volume 7 

                VOLUME 6 

    

PARCEIROS

Nas Redes Sociais

                          CLIQUE AQUI

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Acesso ao CHAT da Casa

              Clique Aqui!

© 2019   Criado por Casa da Poesia*.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço