POESIATERAPIA IV

Prometi na coluna 87, se não me falha a memória, que escreveria um pouco sobre o que nos diz a neurociência sobre a Poesiaterapia.
Então vamos falar um pouco disso, seguindo a discorrer sobre as minhas pesquisas.
A poesia estimula a memória, facilita a introspecção e nos relaxa.
Neurocientistas da Universidade de Exeter, na Inglaterra, escanearam os cérebros de um grupo de participantes da pesquisa a que se propuseram, sobre o comportamento do cérebro, enquanto liam conteúdos diferentes, desde um manual de instalação de ar-condicionado, passando por diálogos de novela, até sonetos e poemas.
Estes pesquisadores descobriram que o nosso cérebro processa a poesia de forma diferente que a prosa. É ativada uma “rede de leitura” peculiar que abraça diferentes áreas, entre elas, aquelas responsáveis pelo processamento emocional, ativadas fundamentalmente pela música.
Eles, os pesquisadores, também perceberam que a poesia estimula áreas do cérebro associadas com a memória, como o córtex cingulado posterior e o lobo temporal médio, áreas que são despertadas quando estamos relaxados ou introspectivos.
Isto demonstra que existe algo muito especial na estrutura do texto poético que gera prazer. Na verdade, a poesia é uma expressão literária muito especial que transmite sentimentos, pensamentos e ideias, praticando síntese métrica, trabalhando rimas e aliteração. Isso nos explica eu a poesia tem o mérito de acessar o “esquerdo e direito” do cérebro” fazendo a conexão que nos tira do completamento mental e vice versa do emocional.
Diante deste “singelo relato”, nós poetas ficamos felizes pois entendemos mais e mais que a poesia pode ter maior alcance que o nosso próprio deleite de brincar com palavras, rimas e metáforas. Ela, a poesia realmente pode nos trazer um bem-estar que, em última análise é o que buscamos nestes dias bicudos onde julgamentos diários acontecem nas plataformas digitais, em tempos de sociedade líquida, conforme define Zygmund Bauman.
Portanto, faz MUITO bem inserir um poema por dia em nossa rotina!
Fica aí o convite!

By MLK
07/06/2019

Exibições: 13

Responder esta

Editora Casa da Poesia

Chegou o

Volume 9 da Antologia 

Volume 8 da Antologia

 Volume 7 

                VOLUME 6 

    

PARCEIROS

Nas Redes Sociais

                          CLIQUE AQUI

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Aniversários

Acesso ao CHAT da Casa

              Clique Aqui!

© 2019   Criado por Casa da Poesia*.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço