Coluna da MARIA LUIZA 87 – PoesiaTerapia parte III

Continuando na “prosa” sobre a descoberta da Poesiaterapia....
Hoje vou falar um pouco sobre o médico poeta Rafael Campo.
Ele, segundo biografias é um médico nascido em Cuba. Residente nos Estados Unidos formou-se em Harvard Medical School, onde ainda pratica medicina, dedicando-se intensamente aos pacientes terminais.
Mas segundo pesquisas, ele nem sempre teve certeza de que iria ser médico. Antes estudou literatura e se reconheceu poeta. Tem várias obras publicadas e premiadas.
O que de mais profundo me chama atenção em todas as suas falas que consegui pesquisar é uma afirmação: “Provavelmente não se cura a doença mas se cura o ser humano portador da doença.” Simples assim, mas nem tanto.
Afirma ainda que os médicos precisam de poesia, porque estamos no momento particular em que a medicina e a tecnologia com a abordagem científica da doença são ascendentes. No meio disso os pacientes e suas historias podem ser perdidos. Com a poesia, entende ele, e os estudiosos da Poesiaterapia, os profissionais de saúde podem se conectar de forma empática e sintonizar-se com as vozes particulares e peculiares dos pacientes.
Há experiencias relatadas sobre estes procedimentos que são realmente impactantes.
Preciso afirmar que para mim faz todo o sentido. Ou seja, a pessoa doente ou terminal não é apenas um corpo. Este corpo se trata com pílulas (existem pílulas para quase tudo hoje). Liga-se o corpo deste à aparelhos e a vida se prolonga. Mas, é preciso prestar-se atenção: É um corpo com voz e expressão.
Hoje falo um pouco deste médico poeta que realmente utiliza e “prescreve” poesia, mas existem comprovações da neurociência que explicam as conexões sinápticas que a linguagem poética provoca no cérebro. E sinapses, realmente podem alterar vários comportamentos físicos e neurológicos no ser humano.
Conto um pouco mais sobre pesquisas da neurociencia na próxima coluna.
Viva os doutores “Rafael Campo” da vida!

by MLK

27/04/2019

Exibições: 54

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu acredito que a poesia é algo divinal, e ser poeta é uma missão, senão vc não estaria escrevendo essas coisa belas de se ler, reflexivamente.

Obrigada querido Mário. Vc é um poeta maravilhoso .

Verdadeiro!É meu divã de analista, meu rivotril, que me permite incríveis viagens!

Boa tarde,

Muito bom, MKL! Adorei

Bjs

Responder à discussão

RSS

Editora Casa da Poesia

Chegou o

Volume 9 da Antologia 

Volume 8 da Antologia

Volume 7 

VOLUME 6 

PARCEIROS