A ideia de crítica tem vários usos. Desta vez, importa-nos a sua acepção relacionado com o juízo que se emite relativamente a uma obra ou a um espetáculo.

Literário, por sua vez, é aquilo que diz respeito à literatura: a arte que consiste na expressão verbal.

A crítica literária, por conseguinte, consiste na análise valorativa das obras da literatura (obras, contos, poemas, etc.). O conceito é usado referentemente ao artigo jornalístico ou ao discurso mediático que se realiza acerca de uma destas obras, destacando os seus aspectos positivos e as suas características negativas dependendo da opinião do crítico em questão.

A linguística, a retórica e a estética são alguns dos aspectos que considera a crítica literária na hora de valorizar as obras.

Existem críticas literárias baseadas no rigor metodológico e outras mais focadas na subjetividade.

Pode dizer-se que a crítica literária analisa e expõe: realiza um estudo das características dos textos para depois divulgar os seus acertos e as suas falhas. O resultado supõe a valorização positiva ou negativa das obras.

É importante salientar que a crítica literária deve fundamentar as suas afirmações. Não se trata de defender que um livro é bom só “porque sim”, mas o crítico deve desenvolver os motivos que o levaram a estimar dessa forma o trabalho literário.


Exibições: 19

Responder esta

Editora Casa da Poesia

Chegou o Volume 8 da Antologia

 Volume 7 da Antologia!

                VOLUME 6 

    

PARCEIROS

Nas Redes Sociais

                          CLIQUE AQUI

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Aniversários

Acesso ao CHAT da Casa

              Clique Aqui!

Badge

Carregando...

© 2018   Criado por Casa da Poesia*.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo